Zé Rodrix – Compositores

José Rodrigues Trindade – Zé Rodrix
* Rio de Janeiro, RJ. – 25 de novembro de 1947 d.C
+ São Paulo, SP. – 22 de maio de 2009 d.C
Casa no Campo,Compositores brasileiros,Elis Regina,Joelho de Porco, MPB,música brasileira,Rodrix & Guarabyra,Sá,Sá e Guarabira,Tavito,Zé Rodrix

Zé Rodrix, nome artístico de José Rodrigues Trindade,  foi um compositor, multi instrumentista, cantor, publicitário, e escritor brasileiro.

Ele é o autor da música “Casa no campo“, grande sucesso gravado por Elis Regina.

Zé Rodrix, ao piano, canta Casa no Campo

Outra composição de sucesso dele é a musica “Soy latino americano”.

Casa no Campo,Compositores brasileiros,Elis Regina,Joelho de Porco, MPB,música brasileira,Rodrix & Guarabyra,Sá,Sá e Guarabira,Tavito,Zé RodrixCapa do Disco Soy latino Americano

Ele integrou o trio Sá, Rodrix & Guarabyra, que foi o expoente do rock rural nos anos 70. Também tocou com Tavito e com a banda Joelho de Porco e, entre outras atividades, lançou o livro “Diário de um Construtor do Templo” (1999).

Casa no Campo,Compositores brasileiros,Elis Regina,Joelho de Porco, MPB,música brasileira,Rodrix & Guarabyra,Sá,Sá e Guarabira,Tavito,Zé RodrixSá, Rodrix e Guarabira

No início dos anos 2000, o músico causou polêmica ao revelar, em uma entrevista, que era maçom. Zé Rodrix chegou a lançar uma trilogia de livros sobre a maçonaria.

Ao lado de Zá e Guarabyra, Rodrix se consagrou como um dos ícones do chamado “rock rural”. Os músicos foram responsáveis por um famoso jingle da Pepsi na década de 1970, conhecido pela estrofe “só tem amor quem tem amor pra dar”.

O multi-instrumentista Zé Rodrix estudou no Conservatório Brasileiro de Música e na escola Nacional de Música, onde aprendeu teoria musical, harmonia e contraponto.

Entre os instrumentos que tocava estão piano, acordeom, flauta, saxofone e trompete.

Em 1967, participou do Festival de Música Brasileira da TV Record, acompanhado de Marília Medalha, Edu Lobo e o Quarteto Novo, com a canção “Ponteio”.

Em 70, integrou o grupo Som Imaginário e continuou atuando como compositor. “Casa no Campo”, composição sua e do músico Tavito, ganhou o Festival de Juiz de Fora, em 1971, e fez muito sucesso na voz de Elis Regina.

Discografia

1968: Momento Quatro – com Momento Quatro (Philips)
1970: Som Imaginário – com Som Imaginário (Odeon)
1971: Passado, Presente & Futuro – com Sá, Rodrix & Guarabyra (Odeon)
1973: Terra – com Sá, Rodrix & Guarabyra (Odeon)
1973: I Acto (Odeon)
1974: Quem Sabe Sabe Quem Não Sabe Não Precisa Saber (Odeon)
1976: Soy Latino Americano (EMI-Odeon)
1976: O Esquadrão da Morte – Trilha Sonora do Filme (RCA Victor)
1977: Quando Será? (EMI-Odeon)
1979: Hora Extra (EMI-Odeon)
1979: Sempre Livre (RCA Victor)
1983: Saqueando a Cidade – com Joelho de Porco (Lira Paulistana/Continental)
1988: 18 Anos Sem Sucesso – com Joelho de Porco (Eldorado)
2001: Outra Vez na Estrada – Ao Vivo – com Sá, Rodrix & Guarabyra (Som Livre)
2009: Amanhã – com Sá, Rodrix & Guarabyra (Som Livre)

Compactos

1981 Seu Abelardo/Rock do Planalto (Continental)

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração, Tecnologia da Informação e bacharelando em Direito. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, USA. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

Publicado em Cantores, Compositores Marcado com: , , , , , , , , , ,