Virgílio Maia – Poeta

Foto de Virgílio Maia, poeta do Ceará
Virgílio Maia
* Limoeiro do Norte, CE. – 1954 d.C

Advogado formado pela Universidade Federal do Ceará. Dedicado à poesia e à etnografia. Ligado ao movimento armorial, seguindo as tradições nordestinas.

Autor dos livros Palimpsesto (1992), España: doce ciudades y uma aldeã (1993), Via-Sacra Sertaneja (1996), Inscrição mural (1996), Palimpsesto & Outros Sonetos (1997), Estandartes da Tribo de Israel (2001), Cartilha (2002), Timbre (2002) e Recordel (2004), poesia; Álbum de iniciação à Heráldica das Marcas de Gado (1992, revisto e ampliado em 2004), etnografia.

É membro da Academia Cearense de Letras, assim como seus irmãos Napoleão Maia, que é Ministro do STJ, e Luciano Maia Cônsul da Romênia no Ceará e professor da Universidade Federal do Ceará.

Alvenaria

Sobre pedras se eleva este soneto,
em trabalhosa faina alevantado,
as linhas definidas no traçado
da perfeição do prumo e nível reto.

Dentre tantos eleito, põe-se ereto
rima por rima, embora recatado;
ao martelar do metro faz-se alado,
opondo ao som a luz deste quarteto.

Sobre andaime de verso e de ciência
necessário a erguer prova tão dura,
deixa o pedreiro, alçado, o rés-do-chão.

E sobranceiro ao mundo, àquela altura,
Vai concluir, com brava paciência,
A obra em que balança o coração.

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração, Tecnologia da Informação e bacharelando em Direito. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, USA. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

Publicado em Poetas Marcado com: , , , , , , ,