Fidel Castro – Ditador de Cuba

Fotografia de Fidel Castro Discursando em 2007Fidel Alejandro Castro Ruiz
* Holguín, Cuba – 13 de Agosto de 1926 d.C
39° Presidente de Cuba
de 2 de Dezembro de 1976 d.C até 24 de Fevereiro de 2008 d.C
Substituído pelo irmão Raul Castro

Nascido da união entre Ángel Castro Argiz, imigrante da Galiza, e Lina Ruiz González, Fidel Castro, que é canhoto foi educado em colégios jesuítas, como o La Salle, Dolores (ambos localizados em Santiago de Cuba) e Colegio Belén (em Marianao, Havana). Foi um acólito ou coroinha (ajudante do sacerdote na missa católica). Alto e de porte atlético, foi premiado como o melhor atleta estudantil secundarista cubano em 1944. Em 1945 entrou na Universidade de Havana. Enquanto cursava o segundo ano (1946-1947) editou, em colaboração com Baudilio Castellanos, o periódico mensal Saeta, impresso em seu mimeógrafo pessoal no qual reproduzia, entre outras coisas, conferências de classes para entregar gratuitamente a seus colegas de estudo.

Cuba-Fidel Castro e a presidente Argentina Cristina KirchnerA mais recente foto
Fidel Castro com a presidente argentina, Cristina Kirchner
Cuba – Janeiro de 2009 – Foto EFE

Durante sua permanência na Universidade de Havana (onde graduou-se em Direito em 1949), foi dirigente da Federação de Estudantes Universitários (FEU) a diferentes instâncias, participou da frustrada expedição de Cayo Confites (1947) para lutar contra a tirania de Rafael Leónidas Trujillo na República Dominicana e colaborou no projeto para celebrar o Congresso Latino-americano de Estudantes que coincidiu com a IX Conferência Panamericana, o que o levou junto a Alfredo Guevara, dentre outros, a Colômbia.

Casado com Dália Souto Del Valle. Foi o trigésimo – nono Presidente de Cuba (1959-1976), e o primeiro Presidente do Conselho de Estado da República de Cuba (1976-2007). Atualmente, é o Primeiro-Secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba.

Fidel Castro, Raul Castro e Camilo Cenfuegos em Sierra Maestra - 1958Clique na imagem para ampliar
Fidel Castro, Raul Castro e Camilo Cenfuegos em Sierra Maestra – 1958

Em 19 de fevereiro de 2008, Castro anunciou ao jornal do Partido Comunista, o Granma que não mais se candidataria ao cargo de presidente de Cuba, cinco dias antes do seu mandato terminar.

Para seus adversários, internos e externos, Castro foi o ditador em um regime baseado numa política de partido único. Seu governo foi e continua sendo amplamente criticado pela comunidade internacional por violações aos direitos humanos.

Fidel Castro nos tempos de Sierra MaestraNos tempos de Sierra Maestra

Para seus defensores, Castro representa o herói de uma revolução social que garantiu a repartição eqüitativa da riqueza no país, a universalização da educação e da saúde, e a consolidação de uma nação soberana e solidária, devido a sua política socialista. Também é admirado por seu papel em conflitos internacionais e guerras de independência (Congo, Angola e África do Sul), e por sua posição ideológica frente a sucessivas gestões hostis dos Estados Unidos da América, que mantém um embargo econômico à ilha desde 1962.

FIDEL CASTRO discursando Havana 1978 Foto Marcelo MontecinoClique na imagem para ampliar
Fidel Castro discursando em Havana – 1978
Foto Marcelo Montecino

Sobre

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração, Tecnologia da Informação e bacharelando em Direito. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, USA. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

Marcado com: , , , , , , , , , , , ,
Publicado em Governantes
3 comentários sobre “Fidel Castro – Ditador de Cuba
  1. carolina disse:

    fidel castro não tenho men palavras pra fala o quanto vc voi ruim com as pessoas do seu pais eu tenho serteza que vc não é temente a deus eu espero que vc se a rependa de tudo que vc feis e que deus te perdoe pois so assim vc vai te pais um dia…

  2. Eliézer Gomes de Moura disse:

    É um absurdo quando países capitalistas falam em direitos humanos. Não contam aqueles que não tem casa, comida, escola, trabalho e saúde. Como era Cuba antes da Rev. Cubana? Cuba exporta para o mundo médicos, professores e é extremamente solidária com o mundo pobre. o que vocês querem mais?

  3. wagner disse:

    Primeiramente gostaria de agradecer a o mundo por formar pessoas como fidel,.,,.
    coragem ,,.é um dos maiores principios de um homen,.,.e para a quele q,,esta em busca da conquista.,,.,.,
    e sobrevivencia.,.,.muito contrario do Brasil que ainda as pessoas morrem por falta de atendimento ,.,.por fome,.,.
    enquanto o comando disfruta,.,.,.

1 Pings/Trackbacks para "Fidel Castro – Ditador de Cuba"

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>