Empédocles de Agrigento – Filósofo

Empédocles de Agrigento

Empédocles de Agrigento

Empédocles de Agrigento
* Agrigento, Itália – c. 490 a.C
+ Peloponeso, Grécia – 430 a.C

Empédocles foi um filósofo, médico, legislador, professor, místico além de profeta, foi defensor da democracia e sustentava a idéia de que o mundo seria constituído por quatro princípios: água, ar, fogo e terra. Filósofo grego pré-socrático, Empédocles propôs uma explicação geral do mundo, considerando todas as coisas como resultantes da fusão dos quatro princípios eternos e indestrutíveis: terra, fogo, ar e água. Tudo seria uma determinada mistura desses quatro elementos, em maior ou menor grau, e seriam o que de imutável e indestrutível existiria no mundo.

Segundo Aristóteles, fundou a oratória. Foi também fundador da primeira teoria biológica. Sua doutrina pode ser vista como uma primeira síntese filosófica.

Para Empédocles, duas forças fundamentais responsáveis pela manutenção do universo: O AMOR que unia os elementos (raízes) e o ÓDIO que os separava. A morte para ele era simplesmente a desagregação dos elementos. Segundo ele, todos nós fazíamos parte do todo que se renovava em ciclos; reunindo-se (nascimento) e separando-se (morte).

Seu pensamento influenciará os pensadores da escola atomista.

No Naturalismo esboçou o que podemos citar como os primeiros passos do pensamento Teórico Evolucionista: “Sobrevive aquele que está melhor capacitado”, aproximadamente 2460 anos antes de Charles Darwin. Tendo seguido Tales de Mileto na mesma linha de pensamento evolutivo: “O mundo evoluiu da água por processos naturais”.
Na política opôs-se à oligarquia, defendendo a democracia. Cedo virou figura legendária: ele mesmo se atribuía poderes mágicos. Conta a lenda que ele teria se suicidado atirando-se na cratera do Etna, para provar que era um deus.

Substitui a busca dos jônicos de um único princípio das coisas pelos quatro elementos, combinando ao mesmo tempo o ser imóvel de Parmênides e o ser em perpétua transformação de Heráclito, salvando ainda a unidade e a pluralidade dos seres particulares.

Esses princípios, também chamados “raízes”, seriam eternamente subsistentes, jamais engendrados, e de sua união ou separação nasceriam e pereceriam todas as coisas. Os quatro elementos se uniriam sob a força do amor e se separariam sob o influxo do ódio.
Os mananciais e os vulcões seriam provas da existência de água e fogo no interior da Terra.

Escreveu dois poemas em jônico: Sobre a Natureza e Purificações, cujos fragmentos chegaram até nós e cuja influência continua a fazer-se sentir, como, por exemplo, em René Char.

Segundo Empédocles, no poema Katharmoi – As purificações – do qual resta somente uma centena de versos, a intervenção do ódio está na origem de todas as coisas e dos seres individuais, que se vão diversificando até a separação total e o domínio absoluto do mal.
Entretanto, o princípio do amor voltará a triunfar, unificando e misturando tudo até a configuração de uma só coisa, Sphairos, a esfera perfeita, na qual o mundo presente tem princípio e fim.

No mundo atual há seres individuais e, portanto, ódio e injustiça, o que exige um processo de purificação que só terminará quando o amor triunfar.

Mas esse triunfo é ainda relativo: a evolução dos mundos é um processo no qual se manifesta um domínio alternado do amor e do ódio, do bem e do mal.

“Mas vá, contempla os testemunhos do meu discurso anterior, não se dê o caso de nele ter faltado beleza: o Sol, quente ao olhar e todo ele ofuscante; todos os imortais que se banham no calor e nos raios brilhantes; a chuva em tudo sombria e gelada; e as coisas enraizadas e sólidas que brotam da terra.

Na Cólera tudo é de diferentes formas e está separado, mas no Amor todas as coisas se unem e se desejam umas às outras. Delas procede tudo o que existiu, existe e existirá no futuro – surgiram as árvores e os homens e as mulheres, as feras e as aves e os peixes que na água se criam, e também os deuses de longa vida, superiores em honrarias.

Pois só estes existem, mas, correndo uns através dos outros, tomam formas diversas: de tal modo os altera a sua mistura.”

Marcado com: , , , ,
Publicado em Filósofos
18 comentários sobre “Empédocles de Agrigento – Filósofo
  1. pedro disse:

    Empedocles foi sem duvida um dos mais importantes pensadores originais e arremessantes da historia humana. devemos muuito a ele incluindo o insight a Darwin e ots bem como a formacao do conceito e importancia do amor. Meu reino por Empedocles

  2. Iara disse:

    Empedocles foi sem duvida um dos mais importantes pensadores originais e arremessantes da historia humana. devemos muuito a ele incluindo o insight a Darwin e ots bem como a formacao do conceito e importancia do amor.

  3. julia disse:

    Empedocles ele sem duvida um dos importante pensadores originais

  4. samara disse:

    ele era sem duvidas um grande filosofo..

  5. samara disse:

    um grande pensador.

  6. Thais disse:

    um grande pensador.²

  7. valdenir disse:

    Um grande filosofo pela epoca em que ele viveu.Muito interresante sua vida e obra.

  8. paula disse:

    sem duvida era um pensador extráordinário .

  9. Anderson disse:

    Vou fazer um seminário sobre a escola atomista e um dos personagens que muito me chamou a atenção foi Empedocles. Suas teorias são bem atuais e inteligentes. Não afirmo, mas acredito que era um homem extremamente sensível, pois seu pensamento é muito poético. O Cara é muito bom!

  10. MUMU disse:

    sem duvidas gente , Empedocles foi um grande pensador !

  11. Larissa disse:

    Concerteza ele é o maior pensador da época, e uns dos melhores filósofos !!!

  12. brenda kally disse:

    coloque coisas mas explicaticativas e mais facil kkkkkkkkk…………………….

  13. jessyca mendes disse:

    ele foi um grande filosofo pensador e democratico

  14. Thaila Moreira disse:

    conserteza um grande homem ,um grande filosofo, pensaddor e democratico

  15. Talvez Empédocles tenha “bebido” a teoria dos quatro elementos de fontes orientais, quem sabe?
    Mas realmente trata-se de um filósofo singular e rarao.
    Será que ele se atirou mesmo na lava ardente do vulcão Etna?

    Abraços!

  16. mmm muy imxtante esta biografia de empedocles

  17. accadu disse:

    kibon.,. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  18. fabio disse:

    estou fazendo um trabalho de filosofia e presciso saber se: ele teve algum professor ou algum discipulo,seus pensamentos filosoficos ,se ele deu inicio ou influencia a alguma linha de pensamento ou escola filosofica,se ele tem alguma opção de partido politico,se ele é casado ou solteiro.
    desculpa se pedi demais rsrsr :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>