Dorival Caymmi – Cantor e Compositor

Foto de Dorival Caymmi Cantando

Dorival Caymmi
* Salvador, BA. – 30 de Abril de 1914 d.C
+ Rio de Janeiro, RJ. – 16 de Agosto de 2008 d.C

Caymmi era descendente de italianos, as gerações da Bahia começaram com o seu bisavô, que chegou ao Brasil para trabalhar no reparo do Elevador Lacerda. Ainda criança, iniciou sua atividade como músico, ouvindo parentes ao piano.

Seu pai era funcionário público e músico amador, tocava, além de piano, violão e bandolim. A mãe, doméstica, era cantava apenas em casa. Ouvindo o fonógrafo e depois a vitrola, cresceu sua vontade de compor. Cantava, ainda menino, em um coro de igreja, como baixo-cantante. Com treze anos, interrompe os estudos e começa a trabalhar em uma redação de jornal O Imparcial, como auxiliar.  Com o fechamento do jornal, em 1929, torna-se vendedor de bebidas.

Em 1930 escreveu sua primeira música: ‘No Sertão”, e aos vinte anos estreou como cantor e violonista em programas da Rádio Clube da Bahia. Já em 1935, passou a apresentar o musical Caymmi e Suas Canções Praieiras. Com 22 anos, venceu, como compositor, o concurso de músicas de carnaval com o samba A Bahia tambem

Gilberto Martins, um diretor da Rádio Clube da Bahia, o incentivava a seguir uma carreira no sul do país. Em abril de 1938, aos 23 anos, Caymmi, viaja de ita (navio que cruza o norte até o sul do Brasil) para cidade do Rio de Janeiro, para conseguir um emprego como jornalista e realizar o curso preparatório de Direito.

Com a ajuda de parentes e amigos, fez alguns pequenos trabalhos na imprensa, exercendo a profissão no jornal Diários Associados, ainda assim, continuava a compor e a cantar. Conheceu, nessa época, Carlos Lacerda e Samuel Wainer.

Foi apresentado ao diretor da Rádio Tupi, e, em 24 de junho de 1938, estreou na rádio cantando duas composições, embora ainda sem contrato. Saiu-se bem como calouro e iniciou a cantar dois dias por semana, além de participar do programa Dragão da Rua Larga. Neste programa, interpretou O Que é Que a Baiana Tem, composta em 1938.


Caymmi interpreta “O que é que a baiana tem”

Com a canção, fez com que Carmen Miranda tivesse uma carreira no exterior, a partir do filme Banana da Terra, de 1938. Sua obra invoca principalmente a tragédia de negros e pescadores da Bahia: O Mar, História de Pescadores, É Doce Morrer no Mar, A Jangada Voltou Só, Canoeiro, Pescaria, entre outras.

Filho de santo de Mãe Menininha do Gantois, para quem escreveu em 1972 a canção em sua homenagem: “Oração de Mãe Menininha”, gravado por grandes nomes como Gal Costa e Maria Bethânia.

Sobre

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração, Tecnologia da Informação e bacharelando em Direito. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, USA. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

Marcado com: , , , , , , , ,
Publicado em Cantores, Compositores
9 comentários sobre “Dorival Caymmi – Cantor e Compositor
  1. carlos anderson disse:

    muito bom valeu galera

  2. emile disse:

    meu nome é emile e eu to fazendo um trabalho de colégio eu queria mais informação sobre dorival caymmi se tiverver só é mandar para esse e-mail ou para o meu orkut

  3. mayara disse:

    quero saber mais sobre Dorival Caymmi…se tiverem mande pro meu e-mail.obrigado

  4. jozielma disse:

    quero saber mas sobre ele

  5. ludmila disse:

    muito legal gostei muito obrigado
    eu eestava precisando

  6. kesia disse:

    Eu gostei demais desse site,me ajudou bastante mesmo.Obrigado!!!!!
    tchau tchau.

  7. eliane disse:

    esse texto e mesmo uma porcaria

  8. newton disse:

    QUERIA SABER QUAL ERA O ORIXÁ DE DORIVAL FILHO DE MÃE MENININHA

  9. Tainara de Almeida Mendes disse:

    muito legal e foi muito útil para mim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>