Joaquim Benedito Barbosa Gomes – Juristas

Ministro Joaquim Barbosa

PERSONALIDADES - Juristas - Brasil - Ministro Joaquim Barbosa STF 04Joaquim Benedito Barbosa Gomes
* Paracatu, MG – 7 de outubro 1954
d.C

Joaquim Barbosa nasceu em Paracatu, noroeste de Minas Gerais. É o primogênito de oito filhos. Pai pedreiro e mãe dona de casa, passou a ser arrimo de família quando estes se separaram. Aos 16 anos foi sozinho para Brasília, arranjou emprego na gráfica do Correio Braziliense e terminou o segundo grau, sempre estudando em colégio público. Obteve seu bacharelado em Direito na Universidade de Brasília, onde, em seguida, obteve seu mestrado em Direito do Estado.

Prestou concurso público para procurador da República, e foi aprovado. Licenciou-se do cargo e foi estudar na França, por quatro anos, tendo obtido seu mestrado em Direito Público pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas) em 1990 e seu doutorado em Direito Público pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas) em 1993.

Retornou ao cargo de procurador no Rio de Janeiro e professor concursado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi visiting scholar no Human Rights Institute da faculdade de direito da Universidade Columbia em Nova York (1999 a 2000) e na Universidade da Califórnia Los Angeles School of Law (2002 a 2003). Fez estudos complementares de idiomas estrangeiros no Brasil, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Áustria e na Alemanha. É fluente em francês, inglês, alemão e espanhol. Toca piano e violino desde os 16 anos de idade.

Embora se diga que ele é o primeiro negro a ser ministro do STF, ele foi, na verdade, o terceiro, sendo precedido por Hermenegildo de Barros (de 1919 a 1937) e Pedro Lessa (de 1907 a 1921).

Principais posições

Demonstra defesa incondicional em certas questões. É o único ministro abertamente favorável à legalização do aborto; é contra o poder do Ministério Público de arquivar inquéritos administrativamente, ou de presidir inquéritos policiais. Defende que se transfira a competência para julgar processos sobre trabalho escravo para a Justiça federal.

Defende a tese de que despachar com advogados deva ser uma exceção, e nunca uma rotina, para os ministros do Supremo. Restringe ao máximo seu atendimento a advogados de partes, por entender que essa liberalidade do juiz não pode favorecer a desigualdade. A posição do ministro, todavia, é criticada por advogados e pela Ordem dos Advogados do Brasil,[6] sob o fundamento de que despachar com os magistrados é um direito dos advogados, conferido pela Lei 8.906/94, cujo art. 7, inciso VIII preceitua ser direito dos advogados: “dirigir-se diretamente aos magistrados nas salas e gabinetes de trabalho, independentemente de horário previamente marcado ou outra condição, observando-se a ordem de chegada”.

O ministro Barbosa diz ser, também, contra à suposta prestação preferencial de jurisdição às partes de maior poder aquisitivo (“furar fila”). A postura do ministro também tem sido criticada pela OAB, sob o fundamento de que, por vezes, situações de urgência realmente justificariam a inversão da ordem dos julgamentos.

Barbosa opõe-se, também, ao foro privilegiado para autoridades.

Atuação no STF

Mensalão

Assumiu em 2006 a relatoria da denúncia contra os acusados do mensalão feita pelo Procurador-Geral da República, Antonio Fernando de Souza. Durante o julgamento defendeu a aceitação das denúncias contra os quarenta réus do Mensalão, o que foi aceito pelo tribunal. O julgamento prossegue no Supremo, pelo menos até 2010, podendo até reverter o fato histórico de o STF, desde sua criação em 1824, nunca ter condenado nenhum político.

Em artigo comentando o julgamento, a Revista Veja escreveu: “O Brasil nunca teve um ministro como ele (…) No julgamento histórico em que o STF pôs os mensaleiros (e o governo e o PT) no banco dos réus, Joaquim Barbosa foi a estrela – ele, o negro que fala alemão, o mineiro que dança forró, o juiz que adora história e ternos de Los Angeles e Paris”. Segundo a Veja: “O ministro Joaquim Barbosa, mineiro de 52 anos, votou em Lula, mas foi implacável na denúncia do mensalão (…)”

Nas 112 votações que o tribunal realizou durante o julgamento, o voto de Barbosa, como relator do processo, foi seguido pelo de seus pares em todas as ocasiões – e, em 96 delas, por unanimidade.

Ronaldo Cunha Lima

Foi de sua iniciativa a abertura de processo contra o deputado Ronaldo Cunha Lima, decisão considerada histórica, pois foi a primeira vez em que o STF abriu processo contra um parlamentar. No dia seguinte, Cunha Lima renunciou ao mandato para escapar do processo, o que provocou duras críticas por parte de Joaquim Barbosa.

Células-tronco

No polêmico julgamento das células-tronco, Joaquim Barbosa votou a favor da liberação de seu uso para fins de pesquisas.

Gilmar Mendes

Em 22 de abril de 2009 o ministro Gilmar Mendes e o ministro Joaquim Barbosa discutiram na sessão plenária do tribunal. Barbosa, vocalizando a posição de considerável parte da opinião pública, acusou o presidente da Corte de estar “destruindo a credibilidade da Justiça brasileira” durante o julgamento de duas ações – referentes ao pagamento de previdência a servidores do Paraná e à prerrogativa de foro privilegiado.

Barbosa foi categórico ao afirmar: “Vossa excelência não está na rua, vossa excelência está na mídia, destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro”.

Disse ainda: “Vossa excelência quando se dirige a mim não está falando com os seus capangas do Mato Grosso”. Mendes se apressou em encerrar a sessão sem refutar nenhuma das acusações. O episódio lembrou um de agosto de 2007 no qual Barbosa acusou Mendes de estar dando um “jeitinho”, através da Questão de Ordem, que seria um “atalho para se obter um resultado inverso ao que foi atingido ontem”. Neste debate eles já tinham utilizado a expressão “dar uma lição de moral” um contra o outro.

No dia 24 de abril, Barbosa foi saudado e fotografado por dezenas de pessoas durante e após almoço com três amigos no tradicional Bar Luiz, na rua da Carioca, no centro do Rio de Janeiro. Um colega da Procuradoria da República garantiu que Barbosa “está bem, feliz e sem nenhum arrependimento”. No mesmo dia, em Brasília, em grupo de cerca de dez pessoas, simpáticos à posição de Barbosa, protestou contra Mendes.

Os manifestantes levaram uma faixa com a inscrição “Miss Capanga” para colocar na estátua de Têmis em frente à sede do STF, mas foram impedidos pelos seguranças do prédio. Também estenderam faixas com as frases “Gilmar, saia às ruas e não volte ao STF” e “Gilmar Dantas, as ruas não têm medo de seus capangas” – em referência às acusações de Barbosa e aos dois habeas-corpus concedidos por Mendes ao banqueiro Daniel Dantas, após a Operação Satiagraha.

* “Vossa Excelência está destruindo a justiça desse país. (…) Vossa Excelência não está na rua, Vossa Excelência está na mídia, destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro. (…) Vossa Excelência, quando se dirige a mim, não está falando com os seus capangas do Mato Grosso, ministro Gilmar.”

- Joaquim Barbosa durante discussão com Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal do Brasil, numa sessão plenária do dia 22 de abril de 2009.

- Fonte: O Globo

* “Enganaram-se os que pensavam que o STF iria ter um negro submisso, subserviente. (…)”

- Fonte: Folha de São Paulo

Atuação no TSE

Tomou posse como vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral no dia 6 de maio de 2008, sendo o presidente o Ministro Carlos Ayres Britto.

No mais polêmico julgamento desde que tomou posse no tribunal, Joaquim Barbosa votou a favor da tese de que políticos condenados em primeira instância poderiam ter sua candidatura anulada, sendo porém voto vencido nesta questão.

Em 17 de novembro de 2009 o ministro Joaquim Barbosa, em virtude de problemas de saúde, anunciou sua renúncia ao Tribunal Superior Eleitoral, do qual seria presidente a partir de abril de 2010.

Perfil

O ministro Joaquim Benedito Barbosa Gomes, é mineiro de Paracatu (MG), onde cursou o primário. Mudou-se para Brasília, onde cursou o segundo grau e o curso de Direito. Desde cedo se interessou pelo estudo de línguas estrangeiras, com cursos no Brasil, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Áustria e na Alemanha.

Início da vida profissional

Iniciou sua carreira profissional como compositor gráfico do Centro Gráfico do Senado Federal e, em 1976, fez concurso para Oficial de Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores tendo servido na Embaixada do Brasil em Helsinki, Finlândia. De 1979 a 1984 foi advogado do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) e depois chefiou a Consultoria Jurídica do Ministério da Saúde (1985-88).

Formação acadêmica

[ad#Retangulos - Direita]Paralelamente ao exercício de cargos no serviço público, Joaquim Barbosa manteve estreitas ligações com o mundo acadêmico. É professor licenciado da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ensinou as disciplinas de Direito Constitucional e Direito Administrativo. Foi Visiting Scholar (1999-2000) no Human Rights Institute da Columbia University School of Law, em Nova Iorque, e na University of California Los Angeles School of Law (2002-2003).

De 1980 a 1982 se tornou mestre em Direito e Estado pela Universidade de Brasília (UnB). O ministro cumpriu ainda extenso programa de doutoramento de 1988 a 1992, o qual resultou na obtenção de três diplomas de pós-graduação. É doutor e mestre em Direito Público pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas).

Obras literárias

É autor das obras “La Cour Suprême dans le Système Politique Brésilien”, publicada na França em 1994 pela Librairie Générale de Droit et de Jurisprudence (LGDJ), na coleção “Bibliothèque Constitutionnelle et de Science Politique”; “Ação Afirmativa & Princípio Constitucional da Igualdade. O Direito como Instrumento de Transformação Social. A Experiência dos EUA”, publicado pela Editora Renovar, Rio de Janeiro, 2001; e de inúmeros artigos de doutrina.

O ministro Joaquim Barbosa é um assíduo conferencista, tanto no Brasil quanto no exterior. Foi bolsista do CNPq (1988-92), da Fundação Ford (1999-2000) e da Fundação Fullbright (2002-2003).

Como membro do Ministério Público Federal, atuou em Brasília (1984-1993) e no Rio de Janeiro, de 1993 a 2003, quando foi nomeado pelo presidente Lula, assim como seu colega Carlos Ayres Britto, para ocupar a cadeira de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em abril de 2008 tornou-se ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde já desempenhava funções como ministro substituto desde 2006.

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração, Tecnologia da Informação e bacharelando em Direito. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, USA. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

Tagged with: , , , , , ,
Posted in Juristas
144 comments on “Joaquim Benedito Barbosa Gomes – Juristas
  1. fico muiito feliz em saber que ainda exite uma pessoa boua neste mundo !!!
    sempre defendendo nosso povo continue sempre assim , honesto trabalhador batalhador voc traz muiiito orgulho para nós brasileiros !!!!
    um grande beijo fique com deus ….

  2. carmen disse:

    Carmen silva vieira
    Campo Largo Pr
    Senhor Joaquin barbosa, voce é um orgulho para nosso país,parabéns pela sua postura

  3. zeni wolf disse:

    nasceu para vencer, queria ter um filho assim, não desmerecendo os meus que os amo.muito obrigado pr vc ser brasileiro.

  4. Silvia M.S.Carvalho disse:

    Silvia Carvalho, Salvador-BA
    Gostaria de parabenizá-lo neste momento histórico do nosso sofrido país. Digo sofrido porque infelizmente existem poucos brasileiros que ocupam cargos nos 3 poderes deste país, que consigam reunir, como o senhor, tanta integridade, dignidade, justiça, consciência comum, racionalidade, idealismo. Independente de cor, raça, religião, ou qualquer outra opção que se faça, o senhor é a realidade viva para os olhos brasileiros de um ser “Iluminado”. QUERO ACREDITAR que o senhor seja um exemplo para essas novas gerações de brasileiros, e que iluminados pelos seus tantos e inúmeros valores possam promover grandes transformações neste país único com tantas e tantas riquezas e fazerem emergir uma país justo, honesto, sustentado pela liberdade, pela tolerância política e religiosa, etc e pricipalmente pela responsabilidades com seus povo. QUE DEUS LHE ABENÇÕE.

  5. cicero agoino dos santos disse:

    Um homem deve ser reconhecido pelo seu caráter e competência e não por posição social, cultural e por nada diferente. Se este exemplo servir para mudar este país. Que apareçam os “Joaquim Barbosas”
    da vida que com certeza mudarão a cara desta nação.

  6. wilson gomes disse:

    Merece todas honras, pois eum vencedor.

  7. Herivelto disse:

    Ilhéus – Bahia – Brasil
    Joaquim, o senhor é um exemplo de pessoa. Que nosso Eterno e Poderoso Deus continue te abençoando. Fica na Paz.

  8. eliana silva santos disse:

    Uma historia de vida ,e perseverança que me deixa orgulhosa de ser Brasileira ..Vc é um grande exemplo de humildade e amor …que orgulho na sua familia

  9. Admiro vc “JOAQUIM BARBOSA” pela força de vontade,competencia,dinamismo,dignidade e sobretudo sua coragem e moral.Vc e uma plenitude de “DEUS”,sempre “DEUS” nos coloca diante de pessoas iguais a vcque irao fluir livremente na vida ,para que possam desmoronar pouco as barreiras de pessoas corruptas que querem estar no poder.Paranbens!!!!!!PAERABENS!!!!!!!!!!!!!!Pois muitas mudanças ainda serao feitas!!!Um beijo com carinho.

  10. gerson disse:

    A vida nos coloca barreiras para serem vencidas pela capacidade, mas acima de tudo, por mérito. Parabens para o nosso presidente do stf: Joaquim Barbosa.

  11. lucilaine schatz disse:

    Admiro muito o senhor,pelo caráter,personalidade e historia de vida,sou tua fã!
    forte abraço e que DEUS te abençoe!

    Lucilaine Campinas-SP

  12. Genira de Araújo Góes disse:

    Dr. Joaquim Barbosa,
    elogios a sua pessoa não se faz mais necessários, porque outros leitores já o fizeram com grande propriedade.
    Ser autor de Ação Afirmativa e Princípios Constitucional da Igualdade¨ é o suficiente para sabermos que não há nenhuma possibilidade do Senhor ser contra as cotas, mesmo…que o senhor não fosse da etnia negra.
    Infelizmente no Facebook colocaram de uma maneira inresponsável que, os mais desavisados acreditassem na sua oposição em relação as cotas.
    QUE DEUS LHE PROTEJA!

    Genira Góes

  13. Herly Vidal Costa disse:

    Teresina-Piauí
    Eu Herly Vidal 44a,gerente de uma pizzaria em Teresina-PI, declaro para Presidente da Republica do Brasil Joaquim Benedido Barbosa Gomes um “HOMEM QUE MERECE GOVERNAR A NAÇÂO”. Senhoras e Senhores é com maior orgulho que lhes apresento o nosso futuro Presidente do BRASIL, afinal, sua jornada apenas começou , complete sua tarefa senhor e seja nosso Hobin Hood seja nosso LIDER esse é seu destino, pois todas as FAMILIAS BRASILEIRAS clama por SAÚDE, EDUCAÇÂO, LAZER e JUSTIÇA cumpra a tua jornada que DEUS a escreveu.

  14. ieda almeida disse:

    Eu amei,fiquei muito emocionada,história de vida dele,a força de vontade,lutou com dignidade,ajudou família,pisou em muitos espinhos para chegar onde consegui estar hoje,so nao gostei dele ser favorável ao aborto,ha muitos anos atraz eu pensava igual a ele,mas mudei de idéia, eu tinha razoes para ser favorável,sempre eu dizia,minha mae devia ter me enterrado,e ficava com a placenta. DR. joaquim,ja imaginou se sua mãe lhe abortasse,nao teríamos hoje vossa pessoa neste cargo,que tanto nos orgulha,por seres Sério,justo,um exemplo para todos nós,seja ele qualquer cargo que exerce na sociedade. PARABÈNS SUCESSO.

  15. Juliana Cristina da Silva Fialho disse:

    O Sr.ministro esta de parabéns,quero parabeniza-lo por sua justiça,ética e sabedoria para mudar o nosso brasil,parabeniza-lo Tem um sorriso meu, que só você consegue arrancar de Mim.
    por não deixar o poder te transformar.O sr.é uma reverencia na vida de todos que lutam por um mundo melhor,referencia em todas as questões.Hoje no dia 27/11/2012 tivemos uma aula na faculdade que o seu bom caráter foi a referencia principal da aula. Parabéns e que Deus o conserve esta pessoa maravilhosa quem és.PARABÉNS

  16. Laíce de Nazaré Lima Rosa disse:

    Vossa Excelência é o MAIOR ORGULHO que nós brasileiros temos! Vou orar todos os dias para que DEUS cuide de você com muito carinho. Meu muito OBRIGADA!!!

  17. Laíce de Nazaré Lima Rosa disse:

    Vossa Excelência nos dar de volta a alegria de sentirmos orgulho de sermos BRASILEIROS!!! PARABÉNS!!!

    TRACUATEUA-PA.

  18. monica disse:

    eu gostei muito de sua biografia

  19. monica disse:

    eu gostei de sua biografia Joaquim . mais seja um lider bom que saiba liderar bem

  20. monick disse:

    Olhe eu vou te falar que tem uma esselencia bem maior bem maior do que a do senhor que Jesus o Rei dos reis e senhor do senhores que é JESUS em tão por favor não se esaote por que se ñ DEUS que te botou nesse lugar tá BEM em tão escute o meu concelho.QUE Deus te @bençoe meu irmão……………….

  21. walderli da fonseca disse:

    o brasil precisa dectegorias como vc jb

  22. walderli da fonseca disse:

    JQB O BRASIL PRECISA DE AUTORIDADES COMO VC PARA VER SE AS PALAVRAS DE NOSSA BANDEIRA EO NOSSO HINO NACIONAL TENHA EFEITO E REPERCURÇÃO NO MUNDO E EM NOSSA NAÇÃO E ASSIM RETIRANDO ESSES CORRUPTOS DAÍ PARABÉNS MEU CONTERRANEO DESEJO VC FELIZ NATAL E PROSPERO ANO NOVO.

    BOCAIÚVA-MG 04-12-2012

  23. Brasileiro igual a barbosa devem se visto como exemplo.

  24. Doracy Leite disse:

    Parabéns ao novo presidente do Judiciário brasileiro.

  25. antonio Carvalho disse:

    Estamos diante de uma das maiores revolução na justiça brasileira, o Supremo Tribunal de Justiça em Brasília tá mostrando sua cara e deixando um recado bem taxativo a políticos corruptos, aqui vocês não manipulam mais. vamos pensar que essas palavras foram ditas os Ministro do Supremo,.
    Ministro Joaquim Barbosa e os demais que que contribuíram para que a farsa do mensalão fosse de águas a baixo e condenado parlamentares corruptos chefes do PT. e empresários de vários seguimentos .Parabéns a todos os ministros, mas só os de boa índole.

  26. emerson disse:

    ola senho menistro turamte esse tenpo venho obicevado seu trabalho e quero parabenisa pela sua confianca deteminacao pelo conhecimento da leis pela sua desicaoe capacidader pala sua razao umidader e cutura cen tuvida espata treme o planto centra por cer uma pessoa cetrada gosto da suas decisao pricipamente nq iquadadi quando vc mesmo falou relata o timpo der pessoa que vc e vejamos que vc nao fais leis neis a emjutica mais que aqueles que fais senho tem redias pela cotiuicao etica moral e dificos as pessoa nao toma e cer da conta que detro ter uma casa presisa cer retruturada . pelo brasil melhor feliz 2013 sei que vc ai poder mais longe . sio que vc tambem tem protecao esta sempre protegito boa sorte cem tuvida nacao agradecer

  27. CLAUDIO TEIXEIRA -MACEIÓ-AL disse:

    QUERO AGRADECER O ENCELENTICIMO MINISTRO JOQUI BARBOSA PELA CORAGEM E PELA SUA BRILHANTE CONDUTA MACEIÓ APEZAR DE TER POLITICOS CORRUPITOS TEM AS PESOAS ONESTAS QUE TA MUITO ORGULHOSOS DA CONDUTA DO MINISTRO JOAQUI BARBOSA OBRIGADO MINISTRO PELA SUA CONDUTA MACEIÓ AGRADECE…..

  28. RENEY DA SILVA PASSOS disse:

    Agradeço e louvo à DEUS, pela vida deste EXMO. MINISTRO e sua atuação como jurista nesta alta corte onde DEUS e o seu mérito levou a galgar lugares altos, me deixa feliz e despertou em mim a conhecer este homem pois a justiça nas mãos de homem como este o caráter primo, é a suma do dever cumprido. valeu sou seu fã.

  29. maria liege freitas ferreira disse:

    PEÇO SOCORRO, ISSO MESMO. SOCORRO. CONTRA O ASSÉDIO MORAL QUE SOFRO HÁ 17 ANOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE. POR TODOS ESSES ANOS TENHO DENUNCIADO ESSE SOFRIMENTO NA UNIVERSIDADE, NO MEC E NA SECRETARIA DOS DIREITOS HUMANOS EM BRASÍLIA SEM NENHUM SUCESSO. TIVE UM: A RETIRADA DE UM CÂNCER EM 2011.

  30. maria liege freitas ferreira disse:

    Sr. Ministro. Vossa Excelência é o verdadeiro significado da ética, da moral, da decência. Que Deus e sua magnífica inteligência continue lhe protegendo e lhe dignificando com mais fôrça para lutar contra a maldade, a impunidade e a falta de vergonha, que lute pela moral, justiça e dignidade da pessoa. Que professores universitários mal caráter e agressores que sabem da impunidade e praticam agressões contra professoras, como aconteceu comigo na Universidade Federal de Campina Grande. Vejo a impunidade reinando e eu, realizando tratamento do câncer que retirei. Seja abençoado. Tôrço de todo o meu coração pelo trabalho de Vossa Excelência. Atenciosamente. Profª Mª Liège Freitas.

  31. Maria José da Hora Bartos disse:

    São tão poucas as pessoas que se dão por conta da simplicidade do criador do universo .
    E somos pequenos diante dele , porem grandes na mesma responsabilidade social para com próximo.
    respeitar a si mesmo é respeitar a vida .
    Tesouro que só quem ama sabe o valor .
    Quando vejo suas obras , me digo . ” É Deus ainda esta vivo ” e bem perto de nós .
    Obrigada pela sua dignidade de ser .
    abraços . e Parabéns por todas atitudes .

  32. Adelina Benedita Alves Santiago disse:

    Quando o nosso querido Joaquim Barbosa com o seu maravilhoso poder de voz abre a boca, ai esta a contribuição para minha sala de aula, meus alunos já ficam de olho para pesquisarem no dicionário, veja que interessante.

  33. maria liege freitas ferreira disse:

    Estou à espera de conseguir trabalhar na universidade federal de campina grande como professora, pois me retiraram de sala de aula e a impunidade campeia nessa IFES Continue firme e forte combatento esses os crápulas que lhe denigrem. Atenciosamenre. Profª Dra. Liège Freitas..

  34. Meu nome é maria liege freitas ferreira e havia entrado na 6ª Vara federal (RECIFE) EM QUE APRESENTO UMA SÉRIE DE DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS DO ASSÉDIO MORAL QUE SOFRO HÁ DEZESSETE ANOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMGRE. SIMPLESMENTE FOI NEGEDO. EU CONTINUO SEM SALA DE AULA EM OLENAS FACULDADES MENTAIS PARA O CARGO. pELO AMOR DE DEUS INTIME UMA CASSADA NA UFCG SOBRE AS ARBRITARIEDES QUE OCORREM AQUI. DOUTORES QUE RECEBERAM DINHEIRO PÚBLICO PARA SUAS PÓS-GRADUAÇÕES SÃO OS MAIS ALGOSES PARA COMIGO. nÃO REALIZAM EXTENÇÃO. A COMUNIDADE CARENTE É ESQUECIDA, SALVO, RARÍSSIMAS EXCEÇÕES. pROFª dRA. mARIA liege FREITAS ferreira

  35. paulo sergio disse:

    parabéns meu presidente estou muito feliz por ter um homem como o senhor no controle

  36. jaicira maria couto disse:

    parabéns meu amor você tem uma voz linda!

  37. vagner de almeida augusto disse:

    Eu me senti muiti orgulhoso dess sr pius soy negro tambem este sr .me deixa muito feliz……espero que ele possa a ser o proximo presidente do brasil

  38. MARIA CRISTINA PEREIRA disse:

    Excelentissimo Ministro

    Venho atraves deste e-mail para que posso expor meu processo. Excelentissimo a 7 anos e meio fui ter minha filha, pelo um hospital particular e o medico ja tratava com ele a 4 anos e no tempo da gravidez nao tive nem problema de pressão, pois qdo tive minha filha. Peguei uma infecção hospital, ate hj o hospital nao me ressarcio de nada pois fiquei com um abdome feio, pois tive a parte do abdome necrosada. VOSSA EXCELENCIA GOSTARIA QUE O SENHOR DESSE UMA OLHADA NESTE PROCESSO, POIS JÁ VAI PARA 8 ANOS E EU ACREDITO E TENHO FÉ EM NOSSA JUSTIÇA. MINHA FILHA GRAÇAS A DEUS SAIU PERFEITA SO NAO PUDI ALIMENTAR ELA. EXCELENTISSIMO GOSTARIA DE GANHAR ESSA CAUSA PARA QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA, POIS FIQUEI (1MES)NO HOSPITAL E 15 DIAS SE VER MINHA FILHA POIS O PESSOAL DA INFECTOLOGIA TINHA MEDO DA MINHA FILHAR PEGAR ESSA BACTERIA TAMBEM ENTAO ELES RESOLVERAM DISTANCIAR MINHA FILHA E RECEBER POUCAS VISITAS, POIS FIQUEI NUM QUARTO ISOLADO. SENHOR MINISTRO NA VAI PAGAR O QUE PASSEI SENDO ERA MINHA PRIMEIRA FILHA.

    Processo CÍVEL
    Comarca/Fórum Fórum de São José do Rio Preto
    Processo Nº 0030807-17.2006.8.26.0576 (576.01.2006.030807-6)

    Cartório/Vara 2ª. Vara Cível
    Competência Cível
    Nº de Ordem/Controle 1218/2006
    Grupo Cível
    Classe Procedimento Ordinário
    Tipo de Distribuição Livre

    Distribuído em 29/06/2006 às 10h 22m 02s
    Moeda Real
    Valor da Causa 1.000,00
    Qtde. Autor(s) 1
    Qtde. Réu(s) 2

    DESDE JA AGRAÇO PELA ATENÇÃO.

  39. JOELMA NASCIMENTO disse:

    PARABÉNS! ERA SUA FÃ, SEM SABER DAS SUAS VIRTUDES,DESCOBRI QUE FAZEMOS ANIVERSSÁRIO NA MESMA DATA EU SOU 07/10/70.BJS

  40. Neusa G.C.Baptista disse:

    Quero fazer um pedido de socorro ao Exmo.Ministro Joaquim Barbosa que contretei há um um ano e meio a adv.Dr.Roseli da Imobiliaria Brandalise -Canoas-RS paguei R$6.500,00 ela me entreteu por 3 meses e nada fez tive que mudar de adv. ela não quer me devolver o dinheiro pois era para reentregação de posse de meu imovel que foi invadido pelo Sr.Rogério da Silva Gagliano eu não vendi não dei qualqquer papel e nem conheço esse Sr. fiquei sabendo que ele deu para a KASAIMOVEIS IMOBILIARIA para adm. o meu apat. já arrecadaram R$100.000,00 eu que sou a proprietária estou passando privaçoes Paguei as prestaçoes do apto. com muito sacrificio até passei fome para não perder o imovel que estava financiado e esse Sr. se apoderou do meu unico bem Preciso URGENTEMENTE de AJUDA pois o Atual adv.não me dá satisfação de nada eu ligo e ele não me atende meu contato é 11.99455.9848

  41. Neusa G.C.Baptista disse:

    Exmo.Ministro Joaquim B.Barbosa !
    Peço socorro a vossa Exa.que contratei a adv.Dra.Rosali em CANOAS-RS dona da IMOBILIARIA BRANDALIZE para ação de Anulação do Ato Juridico Cumulada com reitegração de posse de meu imovel nesta cidade,que foi invadido pelo Sr.Rogério da Silva Gagliano, este mesmo deu o imovel para Aa KASAIMOVEIS IMOBILIARIA E CONSTRUTORA para alugar o que lhe já rendeu mais de R$100.000,00 REAIS, presume com papéis falsos pois não conheço este Sr.não dei qualquer papel assinado Tirei desta Sra.pois ela me entreteu por três mêses paguei R$6.500,00, tive que tirar desta Sra.o caso dei para outro Adv.que na época era da o presidente da OAB -Porto-Alegre Está Sra.não me devolveu o dinheiro já faz três anos estou ainda pagando ao banco este empréstimo estou atrazada nas prestações Paguei com muito sacrificio passei até fome para não perder o apto.pois foi financiado pela FINAB é o único bem que tenho, tenho 63 anos não tenho nenhuma renda ainda trabalho para subreviver Peço encarecidamente que me ajude Poia fique sabendo que esse Sr.Rogerio pôs ação de uso campeão Pode pôr isto ?… Sendo que não tenho nenhum património e o imóvel esta no meu nome e de meu marido com cumunhão de bens Agradeço de coração se me ajudar Que DEUS O ILUMINE e o ajude na grandiosa tarefa para um Brasil melhor para todos nós

  42. emerson zamarreno de oliveira disse:

    que joia poder ouvir ,e nao se calar ,ser maria vai com os outros mais questionar ,isso sim e ser heroi nacional

  43. vanusa Percilio de Morais disse:

    Tenho muito orgulho do senhor,sou professora de atividades aqui no GDF,já fui várias vezes para conhece-lo, mas não me permitiram,,meu sonho é conhece-lo pessoalmente, te admiro muito,fico muito contente em saber que o senhor é brasileiro…Que Deus te proteja e te de muita sabedoria..fica com Deus..

  44. joaquim barbosa a sua historia de vida e digna de exemplo p qqr pessoa pois sao poucas as pessoas q tem essa vontade de vencer com tao pouas oportnidades e com tanta batalha se tornou uma pessoa hnesta e respeitado por todos parabens voce merece guerreiro igual a vc o ceu é o limite…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>