Barend Cornelis Koekkoek – Artista Plástico

Barend Cornelius

Barend Cornelis Koekkoek
* Middelburg, Holanda – 1803d.C
+ Kleve, Holanda – 1862d.C

Figures in a Winter Landscape – 1842

Clique na imagem para ampliar
Figures in a Winter Landscape – Óleo sobre tela -1842

Clique na imagem para ampliar
A Cart in a country road ina summertime – óleo sobre tela – 1843

Sem sombra de dúvida, foi o pintor mais importante de paisagens do movimento romântico holandês.

Durante sua vida veio a ser conhecido como ” Príncipe da pintura paisagística” e desempenhou seu papel como líder e excelência neste gênero. Nasceu em 1803 na cidade de Middelburg. Inicialmente recebeu ensinamentos do seu pai Johannes Hermanus Koekkoek (1778-1851), que era um artista talentoso em marinhas. Barend foi o mais famoso e talentoso dos artistas de sua dinastia. Aprimorou seus estudos e a técnica na Academia de Middelburg e também na Academia das Artes em Amsterdam . Foi grande sua influência nos pintores do século XVII, tais como Hobbema e Wijnants. Koekkoek transferiu-se para Kleve em 1834. A paisagem do Reno foi um cenário perfeito que muito combinava com o seu estilo.

Foi em Kleve que o estilo de Koekkoek alcançou a maturidade. O artista teve muitos patrocinadores ricos das classes abastadas da Holanda. Em 1839 o rei Willem III comprou à vista e pagou caríssimo por uma pintura enorme que retratava uma floresta em Cattle’, esse quadro ganhou uma medalha de ouro no Salão de Haia, naquele mesmo ano.

O Tsar russo Alexander II ficou impressionado com os trabalhos magníficos do artista e encomendou um quadro com as mesmas características daquele premiado. Koekkoek ganhou reputação internacional. Entre 1826 e 1862 Koekkoek era um expositor regular em Haia, Rotterdam e Amsterdam, ganhador de medalhas no Salão de Paris em 1840 e em 1845.

Foi consagrado pela alta sociedade de Amsterdam e agraciado pela Academia de São Petersburgo. A ele foram concedidas ainda, as medalhas da Ordem do Leão dos Países Baixos e da Ordem Belga de Leopold.

Pintor, escultor, gravador e "designer". Bacharel em administração, Tecnologia da Informação e bacharelando em Direito. Participou de mais de 150 exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Criador e primeiro curador do Prêmio CDL de Artes Plásticas da Câmara de Dirigentes Lojista de Fortaleza e do Parque das Esculturas em Fortaleza. Foi membro da comissão de seleção e premiação do Salão Norman Rockwell de Desenho e Gravura do Ibeu Art Gallery em Fortaleza, membro da comissão de seleção e premiação do Salão Zé Pinto de Esculturas da Fundação Cultural de Fortaleza, membro da comissão e seleção do Salão de Abril em Fortaleza. É verbete no Dicionário Brasileiro de Artes Plásticas e no Dicionário Oboé de Artes Plásticas do Ceará. Possui obras em coleções particulares e espaços públicos no Brasil e no exterior. É diretor de criação da Creativemida, empresa cearense desenvolvedora de portais para a internet e computação gráfica multimídia. Foi piloto comercial, diretor técnico e instrutor de vôo do Aero Clube do Ceará. É membro da National American Photoshop Professional Association, USA. É membro honorário da Academia Fortalezense de Letras.

Publicado em Artistas Plásticos Marcado com: , , , , ,